segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Métodos de Pesquisa Qualitativa


A necessidade de compreender como e porque de qualquer ocorrência, sempre tem intrigado a mente humana. Esta curiosidade deu à luz a pesquisa qualitativa na década de 1950. É amplamente aplicado em muitas pesquisas e estudos em várias disciplinas, tais como educação, trabalho social, informação, gestão, psicologia, comunicação, etc

Métodos de Pesquisa Qualitativa

A pesquisa qualitativa ajuda a ganhar insights sobre o comportamento das pessoas, sistemas de valores, motivações, cultura ou estilo de vida, e como esses atributos têm um papel a desempenhar na tomada de decisão e formulação de políticas, comunicação e condução de pesquisas. A seguir estão algumas das muitas abordagens que são utilizadas para a realização de pesquisa qualitativa.

Estudos de caso: Um estudo de caso é um estudo intensivo e aprofundado de um indivíduo específico, um evento, um grupo ou uma instituição em um contexto específico. Não há critérios fixos e modo de realização de estudos de caso, e é feito com uma combinação de outros métodos de pesquisa qualitativa. Este estudos método em uma forma sistemática, os eventos de coleta de dados, análises de informações e comunicação dos resultados. O resultado final é geralmente uma clara percepção e compreensão do porquê e como as coisas acontecem da maneira que eles fazem. Alguns pesquisadores sociais, como Sigmund Freud e Piaget utilizaram estudos de caso para estudar vários indivíduos e desenvolvimento da criança, respectivamente.

Observação Participante: Este método de pesquisa qualitativa é altamente dependente da habilidade do pesquisador para se misturar e extrair a informação por ser parte de um evento ou grupo. Este método requer que o pesquisador se tornar um participante ativo, enquanto observa. Tem como objectivo obter uma visão estreita de indivíduos ou grupos sociais e suas práticas através de uma participação intensa com eles, em seu ambiente natural, e muitas vezes requer meses ou anos para recolher os dados necessários para análise. Os pesquisadores registram suas próprias experiências (experiências subjetivas), e disponibilizá-los para um público amplo, para futuros estudos e referências.

Observação Direta: No método de observação direta, não há envolvimento participativo por parte do observador. O observador é mais uma parte do fundo e é o mais discreto possível. Como não há participação direta, as observações são mais distanciada. O pesquisador está observando, e fazendo anotações para uso futuro. A participação direta também faz uso da tecnologia na observação de pessoas ou eventos. Pode-se registrar os acontecimentos e observar por trás de sentido único espelhos. Ao contrário de observação participante, observação direta tende a ser mais concreto, que o observador está apenas observando ocorrências específicas, ao invés do comportamento geral.

Entrevistas: Entrevista envolve a interação direta entre o pesquisador e um entrevistado ou em grupo. Existem dois tipos de entrevistas, estruturadas e não estruturadas. As entrevistas estruturadas são cuidadosamente formulados questionários e não permitem muito espaço para desviar do mesmo. Entrevista desestruturado é mais informal, em comparação com o primeiro. Ele permite mais a exploração e desvio na sua abordagem, que é útil para explorar um assunto mais amplamente. Ele estimula respostas de ponto dos respondentes de vista, uma estratégia muito significativo na coleta de dados qualitativos.

Outros Métodos de Pesquisa Qualitativa

Registros Públicos: registros públicos podem ser coletadas a partir de uma fonte externa ou interna. Eles são todos parte da informação de domínio público e criado com o propósito de ajudar e promover a investigação. Registros externos são censo e relatórios de estatísticas vitais, registros de escritórios governamentais, arquivos de jornais, etc, enquanto os registros internos são específicos para determinadas empresas ou organizações.

Registros pessoais: Recordes pessoais são de primeira pessoa, de eventos e experiências, e podem incluir diários, carteiras, fotografias, ilustrações, recortes, poesias, etc documentos pessoais pode ajudar o observador a ter uma visão do mundo participantes.

Métodos de pesquisa qualitativa investiga a. Porquê e como de tomada de decisão, não apenas o que, onde, quando Na maioria dos cenários, mais de um método é usado para coletar e compreender dados. Ele reflete um modo abrangente de análise, que ajuda a um processo de mudança a partir de observações específicas para uma teoria geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário